Pages

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ACABOU O BRASILEIRÃO-12! QUAL O MELHOR FORMATO? PONTOS CORRIDOS OU MATA-MATA?

E aí galera Apaixonada por Futebol!

Fluminense campeão, Fred artilheiro e Palmeiras rebaixado, esses são os destaques que vão marcar esse torneio. 

O Tricolor carioca entrou no G4 na oitava rodada, não saiu mais, conquistou o posto mais alto na vigésima segunda e não soltou o osso até o último momento. Conquistou o troféu com três rodadas de antecedência e de quebra ainda contou com o artilheiro maior do campeonato. Fred perseguia esse posto desde o ano passado quando foi vice-artilheiro com 19 gols, perdendo apenas para Borges, com as ótimas atuações e o titulo, provavelmente também será eleito o melhor do torneio.

O Verdão foi rebaixado pela segunda vez com duas rodadas de antecedência. Na trigésima sexta rodada com o empate em 1 a 1 com o Flamengo, o time de Gilson Kleina se credenciou a disputar a serie B em 2013. Fato que se repete ao que aconteceu em 2002, dez anos atrás.

Com tantos acontecimento prematuros, senti saudades dos tempos em que a disputa era feita no sistema mata-mata. A última rodada, diferente dos últimos três anos, perdeu em emoção, disputa, vontade e volume nas partidas, devido a inexistência de objetivo da maioria das equipes. Ingredientes que faltaram e possibilitaram que a CBF alterasse datas de clássicos como aconteceu nas duas últimas rodadas. 

Corinthians e Santos, Vasco e Flamengo, Flamengo e Botafogo e Santos e Palmeiras jogaram nos último sábados para atender a vontade das emissoras de TV que ficariam sem exibir nada, uma vez que todos os jogos estavam marcados para os domingos às 17hs.

Emoção mesmo apenas nas partidas que envolveram Bahia, Portuguesa, Sport, Grêmio e Atlético -MG. Os três primeiros disputavam para não ocupar a última vaga do rebaixamento e os outros dois para ficar com o "vice" e não disputar a pré-libertadores. Ao termino das partidas, Sport foi rebaixado e Atlético - MG fica com o segundo lugar e a vaga direta para a fase de grupos da Liberta. Fora isso, mais nada.

Sempre fui adepto ao formato mata-mata, tanto é que prefiro assistir uma Copa do Brasil, Sulamericana, Libertadores ou qualquer outro que envolva esse sistema a me prender a torneios em pontos corridos.

O Campeonato Brasileiro mais emocionante que me recordo aconteceu em 2002, quando o time santista se classificou na oitava colocação e saiu campeão sobre o Corinthians, terceiro na fase classificatória. As partidas finais foram um verdadeiro show, com direito a pedaladas de Robinho.

Muitos dizem que o sistema pontos corridos é o mais justo, mas para mim não valoriza a competição. Precisamos ficar torcendo para que nenhuma equipe dispare e fica com o caneco antecipadamente e que a disputa se arraste para as últimas rodadas como aconteceu em 2009, 2010 e 2011. 

Por tudo isso sou fã do sistema mata-mata. E você, qual prefere?

2 Comentários:

  1. Curiosamente o campeonato de 2002 foi o último a ser disputado nesse sistema de mata mata, pois naquele ano o Brasileiro tinha primeira fase, depois o mata mata. Justamente naquele ano o Santos se classificou graças ao rebaixado Gama que eliminou o Coritiba e depois foi campeão e outra coincidência foi o Palmeiras rebaixado. No ano seguinte começaram os pontos corridos, e das dez edições nesse sistema o campeão saiu de forma antecipada em quatro ocasiões: 2003, 2006, 2007 e 2012. Nas demais sempre o campeão saía na última rodada.

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro mesmo o mata mata, pois em Copa do Mundo, que é um torneio de tiro curto a emoção é grande pois são apenas uma partida eliminatória, nas outras competições como Liga dos Campeões, Copa Libertadores e Copa do Brasil são dois jogos, agora os pontos corridos é coisa de europeu, por isso quem sabe um dia não volte o sistema mata mata, que dá mais emoção.

    ResponderExcluir